Wednesday, March 24, 2010

The Boondock Saints (I e II)




















O primeiro (The Boondock Saints), do que aparentemente parece que se vai tornar numa saga, é de facto merecedor do crédito que lhe é dado. Tendo eu o visto à já bastante tempo, sinto que não me cabe fazer a sua apreciação até porque já nem me recordo assim tão bem da maioria da acção ocorrida. Lembro-me porém da minha reacção no final comparativamente à sua sequela, que é no fundo o motivo pelo qual aqui abordo The Boondock Saints.

Depois do sucesso que foi o primeiro, tendo este aglomerado milhões de fãs pelo mundo fora (graças aos dvd's e pirataria, permitindo que chegasse a todo o lado), o realizador Troy Duffy decide fazer a continuação desta obra assumidamente de categoria B (B-Movie), feita com muito engenho. 
Onde o primeira acaba, o segundo começa, tendo para isto praticamente a restituição do elenco original com mais umas adições (sendo duas delas a meu ver de algum peso em termos de nome... Peter Fonda e Judd Nelson). A história não têm grande ciência, mas isso também não será propriamente relevante, visto que se pretende pancada de meia-noite. No entanto sinto-me obrigado a dizer que esperava-se um pouco mais de TBS II: All Saints Day!  Partindo do suposto que foram disponibilizados mais recursos financeiros para esta longa-metragem, parece haver pouca atenção ao detalhe. A representação é muito fraca por parte da maioria do elenco, existem  cenas mal aproveitadas e outras escandalosamente forçadas/mal feitas. Será das poucas vezes onde discordo de forma bastante acentuada com a pontuação que é auferida no IMDb, tendo esta sequela o valor de 6.8 com cerca de 10 mil votos. Não acho de todo que seja merecedora desta pontuação, ao contrário do primeiro Boondock Saints que está com 7.9, com mais de 80 mil votos  (justificando assim em parte o seu estatuto de culto). Tenho muita pena! Tinha expectativas elevadas confesso! O trailer prometia, o elenco apresentava algumas melhorias (embora tivessem perdido o Willem Dafoe, tendo este feito um papelão) e, como disse, assumi que haveria um investimento maior no filme, consequentemente permitindo Duffy uma maior expansão das suas ideias. Porém, há que frisar alguns dos pontos positivos. Entretém, é certo. Não obriga a grande raciocino e para amantes de tiroteios certamente haverá algo que seja do vosso agrado. Ainda temos também uma ou duas surpresas (sendo uma delas uma delicia para quem viu o primeiro). Pouco mais haverá além disto... enfim!

However, é de forma meio bizarra que vos vou convidar a ver o filme (mesmo não tendo gostado). Faço isto por dois motivos:

1º Porque talvez venham mesmo a gostar... porque gostos não se discutem!
2º Porque muito provavelmente vêm aí o terceiro, e como tal, é bom que estejam preparados. Tenho fé que a maioria das falhas sejam rectificadas!


No comments: